Como cuidar da barba durante o verão

O verão chegou e os cuidados com a nossa pele, corpo e cabelos são ainda mais importantes. No caso dos homens, há ainda outro foco de atenção: a barba. Se é daqueles que não dispensa a barba em nenhum momento do ano, siga as nossas dicas abaixo e mantenha-a com um aspeto tratado e saudável.

Aparar ou não aparar: eis a questão!

A estação quente não o obriga a abdicar da barba. Ao contrário do que se possa pensar, a barba pode mesmo aliviar a sensação de calor já que os pelos ajudam a evaporar e a dispersar o suor do rosto. Por isso, aparar a barba no verão é mais uma questão de gosto pessoal do que necessidade.

Ainda assim, mesmo para os homens com barbas mais longas, aparar a barba deve ser um hábito frequente: ele ajuda a manter os fios alinhados e saudáveis. Se optar por fazê-lo certifique-se que usa um bom creme de barbear e um after shave indicado para um resultado perfeito.

Não descure a importância da limpeza

Com o suor natural desta altura do ano, a barba acaba por acumular mais sujidade e impurezas. Certifique-se, assim, de lavar esta área do rosto mais vezes do que o habitual e com os produtos adequados para o efeito. Sabonetes e champôs convencionais removem a hidratação natural da pele e deixam a barba mais ressecada e difícil de controlar.

Mantenha a barba bem seca

Depois de um banho de mar ou piscina ou de um duche e limpeza da barba, não se esqueça de a secar muito bem. Se estiver em casa, pode fazê-lo com a ajuda de um secador de cabelo usando o ar frio para o efeito. Desta forma estará a evitar a proliferação de fungos ou bactérias que pode acontecer nesta área.

Hidratar, hidratar, hidratar

Este é um daqueles conselhos que não nos cansamos de repetir. Hidrate-se por dentro e por fora e tire o melhor partido dos restantes cuidados. Hidratação é saúde! Além de beber muita água (2 a 3L por dia será o ideal), aplique um óleo ou um sérum na barba para que esta mantenha todo o seu brilho.